Confira o calendário do Censo Suas 2016

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que já está disponível o calendário do Censo 2016 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A partir do dia 12 de setembro, os gestores municipais poderão acessar a plataforma e fazer o lançamento das informações. O prazo encerra em 2 de dezembro.

Durante esse período, o sistema fica aberto para inclusão dos dados referentes à assistência social dos Municípios. Porém, se for necessário, é possível corrigir as informações. O sistema reabre para este fim no dia 5 de dezembro e segue até o dia 9 do mesmo mês. Após essas datas, não serão permitidas quaisquer mudanças.

O Censo Suas ocorre todos os anos busca fazer um retrato detalhado da assistência social no país. O intuito é monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores.

Apesar de o prazo ser extenso, a Confederação chama a atenção dos gestores municipais para que se antecipem e preencham as informações solicitadas. As perguntas envolvem serviços, programas, projetos e equipamentos da assistência social municipal.

Como acessar

Para responder os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas, os mesmos do sistema CadSuas. Como destaca a entidade, o não preenchimento do Censo Suas 2016 pelo Município produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos federais.