Os gestores municipais integrantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) podem usar ferramenta exclusiva para acompanhamento das informações do Sistema de Convênios (Siconv). A possibilidade de acessar os dados, de forma simples e em tempo real, é resultado da cooperação entre a CNM e a Rede Siconv. Essa parceria foi firmada durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano, em maio.
A partir desta quinta-feira, 11 de agosto, os gestores municipais podem acessar os dados da sua Prefeituras no ícone Acesso Restrito, no portal CNM, por meio de login e senha. O conteúdo é exclusivo, e os usuário já possuem a chave de acesso, que foi enviada pela entidade aos gestores municipais por e-mail. Ao entrar na página reservada aos contribuintes, é possível verificar o clique no menu Rede Siconv.
Nessa página on-line estão as informações detalhadas de cada convênio, como por exemplo: saldo existente em conta, emendas efetivadas por partido ou parlamentar, órgãos com os quais foram fechados os convênios e quais os convênios estarão próximos a vencer.
De acordo com a CNM, é importante que os agentes públicos municipais conheçam o panorama dos convênios, para sanar as dúvidas e a partir dele basear as tomadas de decisões da Prefeitura. Além disso, a entidade ressalta que não só o espaço destinado aos dados do Siconv, mas de todas as informações disponibilizadas no espaço contribuinte são de grande relevância para o dia a dia da administração local