Um bom contador é fundamental para garantir uma gestão segura, aconselha especialista


Professora de contabilidade pública na Universidade de Brasília (UnB) e consultora da área na Confederação Nacional de Municípios, Diana Lima foi uma das expositoras da tarde de palestras sobre gestão pública municipal nesta segunda-feira, 24 de outubro, no seminário Novos Gestores. A especialista abriu sua fala ao dizer que o bate-papo serviria como um alerta aos gestores. Entre as recomendações, disse ser fundamental que o novo prefeito tenha ao seu lado um bom contador.

“Um bom contador é fundamental para garantir uma gestão segura”, disse ela. Segundo Lima, contratar um profissional qualificado para cuidar das contas do Município é melhor opção do que escritórios terceirizados de contabilidade, tendo em vista que o profissional estará mais por dentro da situação do Município, terá mais responsabilidade e poderá responder pelas ações adotadas na gestão das contas públicas.

A especialista contou aos gestores que o grande desafio dos novos gestores será adaptar as prestações de contas municipais às mudanças estabelecidas em lei quanto à contabilidade municipal. Segundo ela, a transformação exige capacitação dos técnicos e contadores. "Temos percebido que os contadores municipais não estão qualificados. Então, peçam um certificado para os profissionais novos e deem condições para que eles se preparem”, disse ela.

Ajuda CNM
Lima disse que, junto de Ludmila Ferreira que compõe a área técnica em contabilidade da CNM, a entidade atende e ajuda diretamente os gestores a entenderem as mudanças. Mas também disponibiliza para livre acesso cartilhas online sobre as transformações da gestão das contas públicas municipais.

A cartilha, chamada “Contabilidade Municipal”, traz os requisitos quanto a prestação de contas de 2017 a 2020 que deverá ser executada pelos Municípios.