Atenção, prefeito: último dia para inscrições no Encontro Municípios Transparentes Terça, 31 de janeiro de 2017.


Esta terça-feira, 31 de janeiro, é o último dia para que prefeitos façam suas inscrições no Encontro Município Transparente, evento que ocorrerá no dia 6 de fevereiro para objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais. Organizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), o encontro ocorrerá com gestores municipais nos 26 Estados do país.

A programação inclui temas como: fiscalização nos Municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública. Será apresentado também o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados e avaliações do Ministério da Transparência para apoiar a gestão municipal, indicando informações específicas de cada localidade do país.

O evento ocorrerá em todas as capitais, com exceção do Espírito Santo e em Sergipe, onde será realizado em São Mateus e São Cristóvão, respectivamente. Os prefeitos interessados na agenda devem fazer inscrição online o quanto antes, pelo site do ministério.

A pauta do encontro também propõe abordar ferramenta de gestão, com informações específicas de cada localidade do país; balanço e avaliação de transparência dos Municípios, com os números que serão divulgados em fevereiro.

Presença da CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estará no primeiro encontro da série, do dia 2 de fevereiro, e incentiva os gestores municipais a também participarem do evento. A entidade reconhece que o evento representa oportunidade para os prefeitos obterem mais informações.

Uma vez que houve a renovação de 75% deles, a entidade municipalista recomenda que participem do encontro para que não sejam responsabilizados por investimentos irregulares, causados por falta de conhecimento.

Agência CNM com informações da CGU