Depois de 15 Municípios já terem aderido ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), Santa Maria (RS) é o 16º a utilizá-lo. Com o reconhecimento da equivalência, os produtores dos Municípios que já fizeram a adesão ao Suasa passam a ter autorização para comercializar a produção em todo o território nacional.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende que a certificação sanitária de produtos pelos órgãos municipais garante uma maior autonomia local e o incremento nas receitas pelo aumento do comércio formal. Desta forma, a Confederação indica que é importante que os Municípios façam a adesão ao Suasa.
A adesão pelo Município gaúcho foi confirmada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Portaria 29/2017, publicada nesta segunda-feira, 6 de março, no Diário Oficial da União (DOU).
A portaria reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Santa Maria para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbipoa), do Suasa, e determina ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/DAS) a inserção da cidade no cadastro geral.
Veja os Municípios que já aderiram ao Suasa, 16 ao todo: Alegrete (RS), Cascavel (PR), Chapecó (SC), Erechim (RS), Glorinha (RS), Ibiúna (SP), Itu (SP), Marau (RS), Miraguaí (RS), Rio Claro (SP), Rosário do Sul (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Santa Maria (RS), Santana do Livramento (RS), São Pedro do Butiá (RS) e Uberlândia (MG).
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