Gestores podem realizar curso EAD na área de desenvolvimento urbano

Estão abertas as inscrições para o curso “Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento: implementando soluções no Brasil”. O curso é uma parceria da Caixa Econômica Federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O curso é gratuito e será ofertado na modalidade de ensino a distância (EAD).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores municipais façam as capacitações gratuitas direcionadas à temática de desenvolvimento urbano. Destaca-se que o curso foi concebido por experts das universidades de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. São seis semanas de curso, com início previsto para o dia 3 agosto e finalização em 23 de outubro.

O objetivo da capacitação é conhecer os problemas que dificultam a implementação e a gestão das Parcerias Público-Privadas (PPPs), bem como compartilhar experiências, soluções e lições aprendidas para lidar com desafios ou restrições às capacidades técnicas e administrativas do setor público. Dentre os temas abordados no curso, a CNM destaca: a necessidade do gestor ter pleno conhecimento das vantagens e riscos de estabelecer uma PPP, os requerimentos necessários e as responsabilidades imputadas a cada agente no projeto de uma PPP.

A CNM ressalta que as PPPs têm sido um importante mecanismo de desenvolvimento e crescimento econômico, produtivo e social em vários países da América Latina. No entanto, vários governos locais apresentam restrições técnicas para implementá-la e o curso visa a reduzir essas lacunas. As PPPs têm desenho específico e tem maior aderência em cidades de grande e médio porte. Para a entidade, é necessário expandir as PPPs em cidades intermédias quando viável.

Realize aqui sua inscrição: