Planejamento e gestão demandam mais conhecimento, afirmam gestores

O conhecimento sobre planejamento e, administração e gestão orçamentária e financeira são indispensáveis para um Município. Isso é o que dizem os próprios gestores, de acordo com a primeira prévia do Levantamento de Demandas Municipais por Conhecimento e Informação em Gestão Pública Municipal, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Tabela - Prévia do Levantamento de Demandas Municipais por Conhecimento e Informação em Gestão Pública Municipal, realizado pela CNM, mostra as áreas do conhecimento que os gestores consideram prioritárias.

Questionados sobre as áreas em que consideram essencial o conhecimento, os entrevistados elegeram o Planejamento como a principal delas, sendo citado por 81% dos gestores ouvidos pela pesquisa. Logo atrás, está a Gestão Administrativa, Orçamentária e Financeira, mencionada por 67%, seguida por Licitações, Compras e Gestão de Contratos (59%) e Planos Setoriais (52%), conforme indicado no gráfico. Cada entrevistado pôde escolher até 3 alternativas de respostas.

A pesquisa faz parte do Projeto UniverCidades - Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, que tem por objetivo reunir experiências relativas à gestão pública e, assim, auxiliar prefeitos, prefeitas e demais gestores municipais a adquirir novos conhecimentos nas áreas e temas considerados mais relevantes para sua atuação.

Os dados são ainda parciais e referem-se às respostas obtidas até 31/08/2017, que já representam mais de 10% do total de Municípios brasileiros. A coleta de respostas será realizada até o último evento Diálogos Municipalistas deste ano, que terminará em 8 de dezembro.

Na divulgação completa da pesquisa, será apresentado também o perfil dos respondentes. Assim, será possível conhecer os números de participantes da apuração e a relevância dos cargos no computo geral da pesquisa, que engloba prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas, vereadores e vereadoras, secretários/as e outros gestores com perfil de liderança.

Prêmio MuniCiência

O UniverCidades também contempla a participação de gestores no Prêmio MuniCiência, que chega à sua segunda edição. Esse prêmio tem por objetivo identificar e reconhecer iniciativas inovadoras na gestão municipal. Para participar, o representante da prefeitura deve acessar o endereço www.municiencia.cnm.org.br, baixar o formulário de inscrição e enviar seu projeto para o e-mail municiencia@cnm.org.br. No mesmosite constam o cronograma e as regras para participar. Os vencedores terão os seus projetos apresentados durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – prevista para o mês de maio de 2018 – e publicados em Guias de Reaplicação da CNM. Ainda participarão de viagem internacional para intercâmbio de experiências.