Boletim mantém estimativa de 3,95% para inflação neste ano

O mercado financeiro conservou a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano. Segundo as estimativas, a inflação oficial do país deve ficar em 3,95%. A projeção consta do boletim Focus, divulgado no site do Banco Central nesta segunda-feira, 22 de janeiro.

Há quatro semanas, a expectativa estava levemente superior, em 3,96% para 2018. Na semana anterior, os especialistas chegaram ao índice de 3,95% que se manteve nessa nova análise. O boletim também reúne outros indicadores importantes, como o Produto Interno Bruto (PIB).

Soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o PIB deve apresentar crescimento de 2,7% para 2018. Há quatro semanas, a estimativa do índice era inferior, 2,68%. Para 2019, os especialistas mantém o aumento na projeção, que passou de 2,8% na semana passada para 2,99%, de acordo com o último boletim.

Entenda

Divulgado todo o início de semana, o boletim Focus traz a média das expectativas de bancos, instituições financeiras, consultorias e empresas sobre os principais indicadores relacionados à economia brasileira, como os diversos índices de inflação, o PIB, a taxa de câmbio, entre outros.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil