Prefeitos da Bahia discutem soluções inteligentes na gestão pública

O 6ª Encontro de Prefeitos foi aberto na manhã de sexta-feira (16.03) com a presença de gestores representantes de municípios de todas as regiões da Bahia, além de autoridades civis, militares e da sociedade civil organizada. O evento, que traz como tema “Municípios Inteligentes”, se estende até este sábado (17.03) no auditório do Senai Cimatec, em Salvador. A abertura do encontro contou com a presença do governador do estado, Rui Costa; do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro; dos senadores Otto Alencar e Lídice da Mata, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Gildásio Penedo Filho.

O principal objetivo do evento é alertar os gestores para o uso de soluções inteligentes na gestão pública como catalisador do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida da população. Sistemas que mudam a forma de consumir a energia, materiais, serviços e financiamento já são realidades em inúmeras cidades do globo e prometem tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Com esse olhar, a UPB espera incentivar os prefeitos a buscar inovar na administração dos municípios.

[Foto 2 IMG 1680] Para o presidente da UPB, Eures Ribeiro, o encontro é uma “oportunidade de repensar as administrações públicas com planejamento e o uso de novas tecnologias”. O gestor argumenta que cinco áreas prioritárias podem ser transformadas com soluções inteligentes: meio ambiente, mobilidade, interação cidadão-governo, bem-estar e economia criativa. “Não dá mais para fazer administração mais o olhar de 20 anos atrás. A ONU já contabiliza que, até 2030, 70% da população vai morar nas cidades. Então, ou a gente planeja isso agora ou vai sofrer com o caos no futuro”, reforça.

Um ponto alto do encontro será o lançamento da etapa Bahia do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Nos dois dias de evento, os participantes podem ainda ter acesso ao atendimento estratégico de quatro ministérios, nove secretarias e diversos órgãos do estado, que oferecem informações sobre os programas e ações de governo disponíveis para os municípios.

Estão entre os parceiros e patrocinadores do evento: o Governo do Estado da Bahia, Sebrae, Bradesco, Conishi, E&L Sistema, Use Telecom, Grupo Dias, IEL/FIEB, Safety Service, Balões.com, Pi Contabilidade, Nutricash e o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Desenbahia, EGBA, Embasa, Unicef, Agersa e Bahiagás.

* Matéria editada pela Ascom do TCE/BA com informações do Portal da União dos Municípios da Bahia (UPB).