CFC sediará evento de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Com o tema “As mudanças da contabilidade pública no Brasil, na América Latina e no Mundo – oportunidades e desafios”, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam, nos dias 26 e 27 de abril, na sede do CFC, em Brasília (DF), o V Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos  Aplicados ao Setor Público.

O Seminário tem o objetivo de atender à inserção do País aos padrões internacionais de contabilidade, permitindo à sociedade organizada, aos formadores de opinião e aos organismos internacionais a comparabilidade dos demonstrativos contábeis divulgados pelos países.

De acordo com a programação, a cerimônia de abertura contará com as presenças de autoridades e representantes das entidades organizadoras. A palestra magna “Inteligência Artificial e tecnologia a serviço da contabilidade e da auditoria” será realizada pelo professor Miklos A. Vasarhelyi, da Rutgers University, e terá como  coordenador o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho.

Ainda no primeiro dia, os participantes assistirão aos seguintes painéis: “Benefícios das informações alinhadas aos padrões contábeis internacionais”, coordenado pela subsecretária de Contabilidade Pública do Ministério da Fazenda, Gildenora Batista Dantas Milhomem; “Panorama da América Latina na Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público “(Ipsas, na sigla em inglês), a ser coordenado por um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e “Auditoria financeira das demonstrações contábeis no contexto dos padrões internacionais”, sob a responsabilidade do diretor técnico do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Rogério Garcia.

A palestra “Plano de trabalho atual e desafios na edição das Ipsas”, sob a coordenação do membro do IPSASB, Leonardo Nascimento, abrirá, no dia 27 de abril, a programação do Seminário.  Em seguida, serão realizados os painéis “Informação de custos no setor público: a experiência brasileira e a sua aplicabilidade no contexto internacional”, a ser gerenciado pelo subsecretário de Política e Estatísticas Fiscais da STN, Pedro Jucá Maciel; e a “Devolutiva da proposta de resposta à consulta pública do documento “Strategy and Workplan 2019/2023”, do IPSASB, que será coordenado por um membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade.

O público-alvo esperado para o evento são os profissionais que atuam na contabilidade e finanças públicas, membros de comitês de análise e avaliação das informações de custos, servidores públicos e profissionais de áreas afins à contabilidade, custos, orçamento e estatísticas fiscais do setor público, principalmente aqueles que atuam nas esferas federal, estadual e municipal.

O Seminário conta também com o apoio da Ifac. Informações sobre as inscrições, que são gratuitas, e sobre a programação podem ser obtidas no site do CFC. Para efetuá-las, clique aqui.