Recursos para os Municípios Turísticos: novo Prodetur disponibiliza R$ 5 bi para o setor

Um novo programa do Ministério do Turismo, lançado nesta terça-feira, 3 de abril, promete despertar o interesse dos gestores locais e desenvolver o setor no país. Segundo o ministro Marx Beltrão, os R$ 5 bilhões disponibilizados pela pasta às localidades listadas no Mapa do Turismo Brasileiro irão aumentar a oferta de recursos para a realização de projetos pelos Entes.

O Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo) surge para apoiar Estados e Municípios no acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parceiras. Entre elas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para acessar o recurso, os interessados têm que integrar o Mapa, que hoje conta com 3.285 Municípios e 328 regiões turísticas. A expectativa é de que o Prodetur + Turismo melhore a infraestrutura e o atendimento ao turista nos principais destinos do país e fortaleça o setor turístico.

As propostas para obtenção de financiamento deverão contemplar principalmente as áreas de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

Os projetos e ações aptos serão identificados com o Selo + Turismo, indicativo de alinhamento da proposta com a Política Nacional de Turismo, com o Plano Nacional de Turismo 2018 - 2022 e com as diretrizes do programa. Tais propostas também poderão ser apoiadas financeiramente com recursos próprios do MTur. Já os entes federativos que tiverem projetos contemplados com financiamento nacional ou internacional poderão pedir apoio técnico à Pasta para a implementação dos projetos.

Agência CNM com informações do Ministério do Turismo