Roda de conhecimento trata da matriz de saldos contábeis

Você sabe o que representa a matriz de saldos contábeis e os prazos para os Municípios? Este é um assunto novo na administração pública nacional. Pensando nisso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) trouxe o tema para a Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 28 de junho.

O técnico da área de contabilidade pública da CNM, Marcus Vinícius Cunha, explica que o tema é uma tendência de implantação e padronização entre todos os sistemas do país, adotando uma linguagem padrão a nível nacional, para facilitar a consolidação dos dados a nível federal, inclusive. “O sistema atribuído para essa padronização foi o Siconfi, já em uso, com outras finalidades de encaminhamento de outros dados. Porém, agora, estamos trazendo uma abordagem do movimento contábil mensal dos Entes federados”, explica.

As informações a serem enviadas pelos gestores municipais deverão conter informações orçamentárias, informações fiscais e primárias de natureza contábil. “Através desse formato, os Municípios encaminharão seus movimentos contábeis mensais e, assim, será possível, através de um padrão estabelecido, a introdução dos dados por todos os Municípios do país, gerando de forma automática os relatórios exigidos pela LRF”, conta.

Com a dificuldade e a variação de condições dos Municípios para a implementação de algumas informações importantes, o prazo para implementação foi estendido. A argumentação aconteceu durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “A princípio, a União, em janeiro de 2018, ficou obrigada a utilizar o padrão da matriz de saldos contábeis. Estados, DF e Capitais, também a partir desta data. E Municípios, a partir de janeiro de 2019”, completa.

Roda de Conhecimento

A Roda de Conhecimento é transmitida todas as quintas-feiras, a partir das 10h. Para participar, basta acessar a página da CNM no Facebook ou no Youtube.