Curso de Gestão de Compras no Setor Público. Planejamento e Sustentabilidade

Inscrições: 04/10/2018 a 21/10/2018 - Realização: 25/10/2018 a 26/10/2018

De 25/10/2018 a 26/10/2018
Local: ESAF/BA - Edif. Ministério da Fazenda - Avenida Jequitaia, s/n - Bairro Comércio - Salvador/BA - presencial


Objetivo do evento
Desenvolver a capacidade do participante para que atue na gestão de compras públicas de forma eficiente e sustentável, utilizando as diversas ferramentas de planejamento.

Público-alvo
Servidores públicos federais, prioritariamente,  estaduais e municipais que atuam em áreas afins ao tema.

Pré-requisitos
Não há pré-requisitos

Vagas
45

Tipo de oferta
aberto

Período de Inscrição
De 04/10/2018 a 21/10/2018

Valor da inscrição
Evento patrocinado pela ESAF. Não há cobrança de taxa de inscrição

Carga horária
16h

Horários
Data                   Início       Fim

25/10/2018         08:30       17:30
26/10/2018         08:30       17:30

Conteúdo programático
  • Introdução à Gestão de Materiais
As organizações

Definições

Objetivos e Princípios

Atividades inerentes à gestão de recursos materiais
  • Gestão de Compras
Atividades relacionadas às compras

Objetivos

Perfil do comprador

Classificação de fornecedores

Negociação com fornecedores

Ciclo de compras

Compras centralizadas x descentralizadas
  • Noções de compras em órgãos públicos
Noções gerais - o processo de compras em órgãos públicos

Modalidades de licitação

Dispensa e Inexigibilidade

Parcelamento do objeto

A importância da especificação

Registro de Preços 
  • Planejamento de compras
A importância do planejamento na área de compras

Métodos de previsão da demanda

      Método do último período

      Método da média aritmética ou da média móvel

      Método da média ponderada

      Outros métodos de previsão da demanda

A exigência do Plano Anual de Contratações – IN nº 01/2018 
  • Compras públicas sustentáveis
Legislação relacionada às aquisições sustentáveis

Critérios ambientais nas contratações públicas

Boas práticas – exemplos de casos práticos

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Facilitadores de aprendizagemMsc.
Caroline Fernandes Pastana


Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2002). MBA en Dirección y Organización de Empresas pela Universitat Politecnica da Catalunya - Barcelona - Espanha (2006). MBA en Creación de Empresas (Empreendedorismo) pela Escuela de Administración de Empresas - Barcelona – Espanha (2006). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998). Tem experiência profissional na área de logística, comércio exterior e gestão da qualidade. Atuou como docente da disciplina de logística e coordenadora de cursos de Administração em diversas instituições de ensino de Salvador. Ingressou no Serviço Público Federal em 2013, inicialmente na Agência Nacional de Saúde Suplementar no Rio de Janeiro. Atualmente atua como analista no Banco Central do Brasil em Salvador, trabalhando no setor de compras e contratações, desde 2014.

Contatos
Inscreva-se Curso de Gestão de Compras no Setor Público - Planejamento e Sustentabilidade

TUTORIAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO NOS EVENTOS DA ESAF

LINK COM ORIENTAÇÕES SOBRE OS CRITÉRIOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES


Data prevista para homologação das inscrições: 15/10/2018

(Dúvidas e sugestões) – envie email para cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br

Telefone: (71) 3254-5111 / (71) 3254-5501

Whatsapp: (71) 99721-5474

Local do Evento

ESAF/BA - Edif. Ministério da Fazenda - Avenida Jequitaia, s/n - Bairro Comércio - Salvador/BA