Inscrições: 04/10/2018 a 21/10/2018 - Realização: 25/10/2018 a 26/10/2018
De 25/10/2018 a 26/10/2018
Local: ESAF/BA - Edif. Ministério da Fazenda - Avenida Jequitaia, s/n - Bairro Comércio - Salvador/BA - presencial
Objetivo do evento
Desenvolver a capacidade do participante para que atue na gestão de compras públicas de forma eficiente e sustentável, utilizando as diversas ferramentas de planejamento.
Público-alvo
Servidores públicos federais, prioritariamente, estaduais e municipais que atuam em áreas afins ao tema.
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos
Vagas
45
Tipo de oferta
aberto
Período de Inscrição
De 04/10/2018 a 21/10/2018
Valor da inscrição
Evento patrocinado pela ESAF. Não há cobrança de taxa de inscrição
Carga horária
16h
Horários
Data Início Fim
25/10/2018 08:30 17:30
26/10/2018 08:30 17:30
Conteúdo programático
- Introdução à Gestão de Materiais
As organizações
Definições
Objetivos e Princípios
Atividades inerentes à gestão de recursos materiais
Atividades relacionadas às compras
Objetivos
Perfil do comprador
Classificação de fornecedores
Negociação com fornecedores
Ciclo de compras
Compras centralizadas x descentralizadas
- Noções de compras em órgãos públicos
Noções gerais - o processo de compras em órgãos públicos
Modalidades de licitação
Dispensa e Inexigibilidade
Parcelamento do objeto
A importância da especificação
Registro de Preços
A importância do planejamento na área de compras
Métodos de previsão da demanda
Método do último período
Método da média aritmética ou da média móvel
Método da média ponderada
Outros métodos de previsão da demanda
A exigência do Plano Anual de Contratações – IN nº 01/2018
- Compras públicas sustentáveis
Legislação relacionada às aquisições sustentáveis
Critérios ambientais nas contratações públicas
Boas práticas – exemplos de casos práticos
Para fazer sua inscrição, clique aqui.
Facilitadores de aprendizagemMsc.
Caroline Fernandes Pastana
Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2002). MBA en Dirección y Organización de Empresas pela Universitat Politecnica da Catalunya - Barcelona - Espanha (2006). MBA en Creación de Empresas (Empreendedorismo) pela Escuela de Administración de Empresas - Barcelona – Espanha (2006). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998). Tem experiência profissional na área de logística, comércio exterior e gestão da qualidade. Atuou como docente da disciplina de logística e coordenadora de cursos de Administração em diversas instituições de ensino de Salvador. Ingressou no Serviço Público Federal em 2013, inicialmente na Agência Nacional de Saúde Suplementar no Rio de Janeiro. Atualmente atua como analista no Banco Central do Brasil em Salvador, trabalhando no setor de compras e contratações, desde 2014.
Contatos
Inscreva-se Curso de Gestão de Compras no Setor Público - Planejamento e Sustentabilidade
TUTORIAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO NOS EVENTOS DA ESAF
LINK COM ORIENTAÇÕES SOBRE OS CRITÉRIOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Data prevista para homologação das inscrições: 15/10/2018
(Dúvidas e sugestões) – envie email para cursosabertos.esaf.ba@fazenda.gov.br
Telefone: (71) 3254-5111 / (71) 3254-5501
Whatsapp: (71) 99721-5474
Local do Evento
ESAF/BA - Edif. Ministério da Fazenda - Avenida Jequitaia, s/n - Bairro Comércio - Salvador/BA