Publicação apresenta informações detalhadas sobre os Regimes Próprios

Ao divulgar a versão mais recente do Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) com dados de 2017, a Secretaria de Previdência lançou também o Suplemento Previdência do Servidor Público  com informações sobre a previdência dos servidores públicos da União, estados, Distrito Federal e municípios.

O documento reúne dados sobre a quantidade de servidores ativos, aposentados e pensionistas, remuneração média e resultado previdenciário dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Além disso, foi reformulada a Seção XIV Previdência do Servidor Público, do AEPS, que apresentava dados gerais sobre os regimes próprios.

Segundo a equipe da Subsecretaria dos Regimes Próprios, a publicação traz um novo conjunto de tabelas mais atuais e alinhadas com os conceitos e parâmetros utilizados nas séries históricas recentes. Devido à revisão e à nova forma de apresentação das informações, a área técnica resolveu reagrupar os dados em um suplemento específico para facilitar a consulta e o acesso às estatísticas.

“Com a reformulação da Seção XIV do AEPS e o lançamento do Suplemento Previdência do Servidor Público, buscamos ampliar o conteúdo das informações sobre os RPPS, padronizar a metodologia de apuração e a forma de sua apresentação. Desse modo, conseguimos oferecer um conteúdo com maior qualidade e transparência, melhor atendendo a demandas da imprensa, de pesquisadores e da sociedade, que têm cada vez mais buscado informações sobre os regimes de previdência dos servidores públicos.”, disse o subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social, Narlon Gutierre.

Diversos dados foram agrupados no suplemento, permitindo assim a visualização em uma única tabela de informações como, por exemplo, as alíquotas de contribuição dos entes, o resultado atuarial dos RPPS, os demonstrativos de investimentos, ativos e parcelamento dos regimes, e também de dados relativos a servidores civis e militares como quantidade de segurados, remuneração, idade média.

Outra novidade trazida é a evolução histórica (de 2007 a 2017) do resultado financeiro do RPPS da União e do resultado previdenciário dos RPPS dos Estados, Distrito Federal e Municípios e do resultado atuarial (de 2011 a 2017) de todos esses RPPS.

Sobre o AEPS – Além dos dados sobre a Previdência do Servidor, o anuário que está em sua 26ª edição traz informações sobre benefícios, contribuintes, acordos internacionais, acidentes de trabalho e vários outros temas relacionados à Previdência.

A publicação costuma ser fonte de consulta e pesquisa de pesquisadores, estudantes, gestores públicos e privados, cidadãos, jornalistas e demais interessados na Previdência.

Veja também: Secretaria lança Anuário Estatístico da Previdência Social 2017