7º Encontro de Prefeitos discute nova plataforma para gestão de convênios

Criada para melhorar o processo de gestão dos diversos tipos de transferências de recursos pela União às prefeituras, consórcios e entidades, a Plataforma +Brasil integra e centraliza a operacionalização de convênios e contratos. A nova ferramenta, lançada pelo Governo Federal, será tema de um dos painéis do 7º Encontro de Prefeitos, realizado pela União dos Municípios da Bahia de 13 a 15 de setembro.

O evento da UPB tem como tema “Estratégia de Gestão e Captação de Recursos”, onde a instituição pretende orientar os prefeitos e secretários na utilização da plataforma para facilitar o financiamento de projetos e agilizar processos e indicação de emendas de parlamentar.

Mais completa, a Plataforma +Brasil se sobrepõe ao SICONV (Sistemas de Convênios) e, de acordo com o Ministério da Economia, pretende fortalecer a governança, o diálogo e a transparência da gestão pública. Para falar aos participantes do Encontro sobre as novidades da plataforma foram convidados o coordenador-geral de Normas e Processos do ministério, Cleber Fernando de Almeida, e a chefe de Divisão de Governança Colaborativa do órgão, Tâmara Castro. Eles apresentarão a funcionalidade técnica do sistema e os caminhos para gerenciar o processo de informações enviadas por meio da plataforma.