Comissão sobre repasse direto para estados e municípios realizará audiência com prefeitos

A Comissão Especial sobre Repasse Direto de Emendas Individuais para Estados e Municípios (PEC 48/19) realiza na quarta-feira (2) audiência pública com representantes dos prefeitos.

Foram convidados o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi; e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette.

O encontro atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE); e do relator, deputado Aécio Neves (PSDB-MG). "A audiência servirá para, se necessário, embasar a apresentação de futuras sugestões que visem ao aperfeiçoamento da proposta e do mecanismo de repasses de emendas orçamentárias aos entes federados com transparência, agilidade, controle social e segurança jurídica", diz Bismarck.

Repasse direto
A PEC em análise na comissão autoriza deputados e senadores a repassarem recursos de emendas individuais impositivas diretamente para estados, Distrito Federal e municípios, sem a necessidade de convênio ou instrumento similar com um órgão público intermediário.

Atualmente, deputados e senadores podem apresentar até 25 emendas à despesa orçamentária, em valor correspondente a 1,2% da receita corrente líquida da proposta orçamentária, sendo que metade vai, obrigatoriamente, para ações e serviços públicos de saúde.

A reunião está marcada para as 11 horas, no plenário 12.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Da Redação
Edição – Pierre Triboli