Cooperação prevê intercâmbio de dados e tecnologia para melhorar o projeto Malha Fina.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) firmou acordo de cooperação técnica, nesta segunda-feira, 18, com a Controladoria-Geral da União (CGU) para aprimorar o projeto Malha Fina FNDE. O acordo prevê intercâmbio de dados e tecnologia para promover melhorias na iniciativa, que vai implementar um novo processo de análise das prestações de contas recebidas dos entes federativos, por meio de técnicas avançadas da ciência de dados e da inteligência artificial.
“O Malha Fina busca desafogar as prestações de contas em análise pelo FNDE. Melhorar esse projeto significa aprimorar o controle sobre os uso dos recursos repassados pela autarquia por meio de diversos programas, além de subsidiar a alta gestão da autarquia com informações importantes para tomada de decisões”, afirma a presidente do FNDE, Karine Santos.
O acordo tem duração inicial de quatro anos, mas pode ser prorrogado. Será formado um grupo técnico, com representantes dos dois órgãos, para debater sobre a metodologia aplicada, técnicas de aprimoramento do modelo, critérios de cruzamento de dados, bem como a revisão de atributos do Malha Fina FNDE, que neste momento segue em análise conjunta entre técnicos da autarquia e da CGU, para posterior lançamento.