Sistema é instrumento eficaz no recebimento de declarações da federação
Em maio de 2021 o Siconfi superou o patamar de 150 mil matrizes de saldos contábeis recebidas pelo sistema, um feito que consolida cada vez mais o sistema como um instrumento altamente eficaz no recebimento e compartilhamento de informes contábeis e fiscais oriundos de poderes e órgãos da federação endereçados à União, por força da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Esta marca expressiva consolida a expectativa da Secretaria do Tesouro Nacional de transformar o Siconfi em uma ampla ferramenta de transparência e controle social. As matrizes estão apresentando dados cada vez com maior qualidade e seu uso está se ampliando: em 2021 o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal utilizará dados das MSC de 2020 em suas análises e, a partir de 2022, os cálculos da complementação VAAT do Fundeb serão efetuados com base nas matrizes de saldos contábeis.
Além de todos os servidores do Tesouro Nacional e do Serpro, que ajudaram a construir a solução, agradecemos a todos os desenvolvedores e usuários de estados e municípios que se empenharam para tornar realidade todas as novas tecnologias trazidas pelo Siconfi.
Esperamos continuar contando com o apoio de todos para aprimorar, cada vez mais, as informações encaminhadas!